Shangri-La Barr Al Jissah Resort and Spa – Al Husn Hotel

Shangri-La Barr Al Jissah Resort and Spa, ou simplesmente Shangri-La de Muscat, é um dos melhores resorts de luxo de Omã. Antes de avaliar a experiência nesse lugar lindo, precisamos explicar que, na realidade, temos 3 hotéis Shangri-La no mesmo resort.

O mais simples e voltado para famílias com crianças é o Al Waha Hotel. Apesar de ter uma área de diversões incrível, piscinas, corredeiras, praia, e muito mais, seu interior é bem simples. Quem conhece outros hotéis da rede Shangri-La não terá um sentimento de familiaridade ao entrar no lobby do hotel. É um lobby quase franciscano, se é que entendem. Digamos que a impressão é de entrar em um bom 4*.

O segundo hotel, Al Bandar,  é um 5* em tudo. Voltado para quem quer aproveitar o resort, mas também está em busca de mais requinte, o Al Bandar é o hotel localizado no centro do resort. Hóspedes do Al Waha também podem aproveitar suas facilidades e vice versa.

O grande destaque do complexo e que leva, merecidamente, 6* é o fantástico Al Husn. Ele fica na área mais alta do resort, em uma região privilegiada da baía. Sua arquitetura é de um palácio árabe e suas paredes são repletas de obras de arte originais omanenses.

 

Entrando no hotel  temos as boas vindas tradicionais com café árabe e tâmaras.

 

O lobby é incrivelmente elegante e predomina o dourado,  cor favorita dos xeiques árabes.

 

Diferente da maioria dos hotéis Shangri-La, sentimos um aroma de incenso no lobby do Al Husn. A famosa essência de Shangri-La, característica da grande maioria dos lobbys da rede, ficou restrita a outros ambientes, toaletes e salas do hotel.

Alguns detalhes fazem do Al Husn o verdadeiro 6* do resort. Todos  seus hóspedes têm diariamente café da manhã e chá da tarde no restaurante principal, Sultanah. Todos os dias há um coquetel antes do jantar e com serviço de canapé no pátio central. Para completar, todas as bebidas (com exceção do uísque) e guloseimas do minibar, além do café Nespresso (com fartura de cápsulas) estavam incluídos.

Concluído o check-in, é hora de conhecer o Quarto frente para o mar Shangri-LaAl Husn

No quarto havia uma caixa de tâmaras recheadas com amêndoas e castanhas de caju, além de um prato de frutas. Notem a caixa de som da Bose.

Aqui está o famoso frigobar que diariamente ficava repleto de bebidas (inclusive cerveja), assim como a cafeteira nespresso.

O banheiro é uma história a parte. As amenities são todas L´occitane da coleção Jasmim & Bergamote. Entre o banheiro e o quarto colocaram uma parede de vidro e, de dentro da banheira, é possível observar a vista do quarto com privacidade.

Ao lado da porta do banheiro foi instalado o closet com cofre, ferro de passar e espaço para deixar a bagagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

Como  fizemos o check-in às 5 horas da manhã, foi preciso esperar o amanhecer para conhecer a beleza do resort e da natureza montanhosa de Omã.

Na foto abaixo temos a vista de cima do Al Husn olhando para o Al Waha, o prédio branco ao fundo da foto.

Aqui podemos ver o Al Waha bem pequeno ao fundo. As torres árabes à direita são do Al Bandar e o prédio no canto esquerdo  com vista panorâmica é o Al Husn. Nesta foto fica claro que este ficou com o espaço mais nobre do complexo.

Os hóspedes do Al Husn podem aproveitar toda área do resort. Por outro lado, hóspedes do Al Waha e do Al Bandar compartilham suas áreas comuns, mas não podem aproveitar a área privativa do Al Husn.

A área privativa do Al Husn é composta de uma academia, salas de convivência e, principalmente, uma piscina de borda infinita com vista para o mar e uma praia exclusiva.

Construíram um acesso no lado esquerdo da piscina que leva até a praia do Al Husn. No caminho,  a visão montanhosa do deserto de pedras que é engolido pelo mar é o melhor exemplo da paisagem local.

Não tivemos nenhum problema em encontrar guarda sol ou cadeiras na praia. O serviço de praia é rápido e eficiente. Além de prepararem as cadeiras com toalhas, todos recebem um cooler com água, suco e um mimo que faz do Al Husn um hotel 6*: spray facial Evian.

As placas azuis espalhadas pela praia são marcadores de desovas de tartarugas marinhas.  Esta praia recebe ao longo do ano tartarugas em busca de areia fofa para botar seus ovos. Quando isso acontece, a equipe do hotel marca o dia provável em que as tartaruguinhas irão nascer. Ver o nascimento das tartarugas é uma das atividades para as crianças e adultos de todo o resort.

O staff da praia também oferece, sem custo, máscaras de snorkel e caiaques para os hóspedes explorarem a baía.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na foto abaixo vemos o Al Husn sobre a rocha ao lado direito.

A área da piscina é de uma beleza ímpar. O serviço é igual ao oferecido na praia (água, suco e spray facial Evian). Ao longo do dia,  funcionários servem potinhos com  frutas descascadas.

Mesmo o hotel tento 100% de ocupação, em  nenhum dos 4 dias a piscina esteve lotada. A atração principal para os europeus fugindo do inverno era mesmo o visual e o sol. Durante a estadia, acredito que 80% dos hóspedes eram europeus.

A área comum dos outros hotéis também é agradabilíssima.

Quem está no Al Husn precisa pegar um elevador e descer até o Al Bandar. O caminho tem um corredor bem característico e  fotogênico.

 

Acredito que o destaque principal do resort é o Lazy River. É o lugar ideal para relaxar com o mínimo esforço.  A ideia é ficar sobre uma boia relaxando, lendo, meditando, se divertindo. Aqui todos voltam a ser criança.

Entrada do Lazy River ao lado da piscina do Al Waha.

Há outra entrada, menor, perto da piscina do Al Bandar.

 

Para ir de um hotel para o outro temos uma linda estradinha à beira mar.

Este caminho liga os 3 hotéis e passa por alguns restaurantes do resort, pelo tímido (e caro) Souk e oferece um espaço para todos aproveitarem a praia. O Al Bandar também oferece serviço de praia. São oferecidas toalhas e água no cooler, mas o suco e o spray Evian são apenas para os hóspedes do Al Husn.

O clima também é animado no Al Bandar. Neste dia tivemos uma degustação de vinhos à beira mar com DJ e tudo.

Abaixo o restaurante de frutos do mar e cozinha oriental.

Olhando do Al Waha para o resort, vemos a praia do Al Bandar e lá no alto a imponência do Al Husn e sua arquitetura palacial. (abaixo)

Após um dia exaustivo, indo de praia em praia e piscina em piscina, é hora do que? Do chá da tarde, obvio.

Como disse, é servido no restaurante Sultanah todos os dias às 16:00 horas. A localização externa e a vista do restaurante valem a ida ao chá.

Durante o chá temos uma visão panorâmica de todo o resort.

A seleção do chá da tarde é completa com bolos, canapés, geléias, além de cafés, mocas, capuccinos, e é claro, chá. Tudo servido em torres.

Terminando o horário do chá, logo é hora do coquetel e de aproveitar o pôr do sol e aquele aperitivo com música ao vivo.

O formato de palacete árabe da construção permite que os hóspedes reúnam-se no pátio central, uma área externa de convivência, comum a muitas construções no Oriente Médio. A área foi organizada com mesas e sofás que formam pequenas salas de estar para os hóspedes conversarem e se conhecerem durante esses 60 minutos. São servidos vinhos branco, tinto, espumante e coquetéis. Os canapés não passam de um leve amuse-bouche para acompanhar. Aqui temos uma Panorâmica do pátio central

Sempre fazem uma apresentação musical durante o coquetel. Alternaram-se a harpista e os instrumentistas de ritmos arabescos.

Para conferir o ambiente agradável do cair da noite neste palacete, basta clicar aqui e conferir.

Com o pôr do sol, o cenário fica cada vez mais agradável, as luzes acendem e o céu estrelado parece ainda mais profundo naquela região desértica.

Com a companhia dos meus amigos Merlot e Chardonay, era hora de conhecer o resort à noite e de ir jantar. O restaurante Sultanah abre para o jantar, mas todos os outros restaurantes da propriedade também estão em plena operação. No caminho, deu para conferir a beleza do lobby do Al Bandar.

Descendo mais um andar, chegamos ao bazar e ao restaurante principal.

O restaurante tem noites temáticas, mas os pratos não se limitam ao tema da noite. Aparentemente churrasquinho no espeto (shish kebab) e a culinária indiana sempre estão presentes. O tema desta noite foi “frutos do mar”.

Confesso que meu jantar foi um pouco monotemático. Uma delícia.

E de sobremesa…

Os preços no resort são bem apimentados, assim como a culinária. Precisamos levar em conta que é um dos resorts TOP de Omã e que a cotação de câmbio do Rial Omanense é de fazer qualquer inglês ficar com vergonha da libra esterlina. 1 Rial Omanense é equivalente a (pasmem) USD 2,60 ou GBP 2,10. Fica em torno de 23 Rials um jantar por pessoa neste buffet.

Vista noturna da área do Al Bandar e do Al Husn sobre o rochedo.

No dia seguinte era hora de conhecer o café da manhã no Sultanah.

O serviço funciona com uma mistura de buffet e à la carte.

Na entrada havia alguns itens quentes e uma mesa de café árabe e chás.

O restaurante em si foi feito para passar a impressão de estarmos dentro de um navio.

Notem que tabbouleh, hommus e salada estão presentes em todas as refeições árabes.

Para quem tem intolerância, há uma seção de alimentos  sem gluten.

Os ovos e alguns pratos mais bem elaborados estavam no menu.

Terminado o café, é hora de aproveitar toda a área de recreação que já mostramos.

CONCLUSÃO:

O Shangri-La Barr al Jissah Resort and Spa é fenomenal. O hotel Al Husn merecidamente levou o selo 6* em luxo, conforto e serviço. Mesmo estando a 45 minutos de Muscat e isolado, o resort oferece uma gama de atividades e eventos que ocupam o hóspede. Está aprovadíssimo.

Se você gostou ou tiver alguma pergunta sobre o Shangri-La Muscat, escreva nos comentários.